O U2, geralmente, escolhe o mês de março para lançar seus álbuns. Isso contribui para eu ter grandes lembranças nesse mês.
No dia dois de março de 1997, eu estava vivendo a expectativa do lançamento do "POP" o CD mais "estranho" do U2. Lembro que os dias seguintes foram recheados de especiais do U2 na rádio Transámerica (Rock Review - especial U2) e na MTV (Dossiê U2), e a Showbizz passou quase 6 meses falando desse lançamento.
O Correio Braziliense desse dia (2/3/1997) escreveu uma matéria sobre o novo trabalho do U2 dividindo espaço com outra: o primeiro aniversário da morte dos Mamonas Assassinas (escrevi sobre eles em janeiro).
Muito se falou e pouco se confirmou sobre esse trabalho do U2. Uns diziam que o U2 não faria mais discos de Rock, as músicas do POP eram dançantes e perfeitas para pistas de dança... Não! Não foi isso.
Nessa época, eu já trabalhava, e eu deixava de comprar os livros da escola, só para ter os LP's/CD's do U2, a-ha, Tears for fears, "Pamaralamas", Legião e outros. E o preço do POP, em 1997, é o mesmo de hoje: R$19,90, nas Americanas.
O primeiro vídeoclip do POP foi "Discothèque". Hoje mais maduro, percebo que, esse vídeo, foi um dos piores momentos do grupo. A sonoridade e as imagens da banda na fotografia do clip não combinam com a "vaiper" U2. Essa música entrou na minha memória afetiva e em todas as festas que eu faço, ela toca! Putz! Aquela dancinha a la Village People no final do clip é ridícula.
Para mim, a pior música da carreira do U2 está nesse CD: "Wake Up Dead Man". O Bono preguiçoso para cantar e os acordes da banda totalmente inseguros no que estavam tocando.
Digo que o POP tem muita coisa boa: uma delas "If God will send his angels" que teve o vídeo lançado em dezembro/97 e faz lembrar o meu Natal desse ano. Além de a música fazer parte da trilha do filme "Cidade dos Anjos".
A "Gone" e a "Last Night on earth" são as provas que o U2 não abandonou o Rock. "Miami" e "The Playboy Mansion" fazem lembrar o U2 dos anos 1980"s e a sua admiração ao estilo "American way of life".
A balada "Staring at the sun" é a melhor música do disco! Se eu for fazer um top 10 das minhas preferidas do U2, ela estará lá. Não sei em qual posição, mas estará nessa lista.
"Staring at the sun" faz eu lembrar de muitas coisas que vivi naquele ano. Outra música do U2 que está tatuada na minha caixa chamada "memória afetiva".
POP é o pior (menos bom) disco do U2. Minha opinião comunga com a ideia da banda. Nas duas últimas turnês (Vertigo e 360º) os setlists dos shows do grupo quase não traziam músicas desse disco. Mesmo sendo o pior trabalho do U2, ele não perde importância na história da banda nem na minha história revolucionária adolescente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário